4 de jul de 2013

O que configurar após instalar o meu moodle?

Hoje inicio uma série de explicações sobre o que devemos nos preocupar após realizar a instalação do Moodle. Vamos começar pela Autenticação dos usuários.
Quando realizamos o login de um usuário no Moodle, ele usa um método de autenticação que deve ser configurado após a instalação. Vou mostrar aqui os métodos mais utilizados, mas, se você precisar configurar outro tipo de autenticação, poste a sua dúvida com um comentário.
Devemos realizar o login como Administrador do Moodle, pois esse é o usuário que terá permissão para realizar todas as configurações do sistema. Só para lembrar, o usuário administrador é aquele que foi escolhido após o término da instalação.
Após fazer o login, você verá um bloco com o nome de Administração. Nesse bloco vamos seguir o caminho mostrado na imagem abaixo:
Após clicar em “Gerenciar Autenticação” veremos uma tela com vários tipos se autenticação como vemos na imagem:
Por padrão o Moodle vem com as opções Contas Manuais e Nenhum Login já previamente configuradas. Esses métodos têm o seguinte significado:
Contas manuais: Esse método impede que os usuários façam o seu próprio cadastro, obrigando o administrador a cadastrá-los manualmente.
Nenhum login: Esse método impossibilita o usuário de logar no seu sistema.
Um dos métodos de autenticação mais usados é a Autenticação via correio eletrônico. Nesse método, após o usuário fazer a sua inscrição no Moodle, um e-mail é enviado para que ele autentique sua conta clicando em um link que fará a confirmação automaticamente. Para fazer a habilitação do cadastramento dos usuários devemos habilitar o autoregistro dos usuários como no exemplo abaixo:
Fazendo essa habilitação deverá aparecer o seguinte botão na sua tela de login .
Ao clicar nesse botão, o usuário irá fazer o seu cadastro e, em seguida, receberá um e-mail para fazer a confirmação dos seus dados.
Outro método usado é o Use um banco de dados externo, que permite que o Moodle busque esses usuários em outra base de dados que pode ser, por exemplo, um sistema acadêmico usado em sua instituição.
Se você irá usar esse Moodle internamente em sua instituição, você poderá fazer a autenticação Use um servidor LDAP, na qual os usuários poderão se logar com o mesmo usuário da rede local.
Existem métodos de autenticação que podem ser adicionados ao seu Moodle:
* métodos úteis como WebService; e
* métodos curiosos como se autenticar usando a conta do gmail.
Concluindo, a decisão da autenticação a ser utilizada tem de ser bem definida no início para que seus usuários sejam configurados corretamente em seu Moodle.

Um comentário:

  1. Olá,

    Estou iniciando meus estudos sobre a plataforma Moodle. Pretendo criar minha página para gerenciar alguns cursos e ensino complementares. Já instalei o Moodle no meu servidor local e fiz algumas configurações. Agora estou com dificuldades para colocar a página ( no meu servidor local) para rodar na web.

    Alguém pode me ajudar ?

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